Conheça a banda surgida das cinzas do Ravenlord
Por Luiz Athayde
O ato norueguês Eldkling mal começou suas atividades e já vem mostrando muito serviço. No núcleo criativo, está o duo formado pelo baterista Magne Langsholt e o multi-instrumentista e compositor Morten Nicolaysen.
Seu mais recente single se chama “Lost Souls”. Mais que expor a sonoridade caldada no power metal, a faixa se revela, como o breve trabalho da dupla, uma espécie de correligionária aos compatriotas do Keldian. Em outras palavras, atual e com um certo olhar no futuro.
Por não se tratar de um projeto que veio “do nada” o Musical Fortress conversou com Magne, que deu detalhes bem interessantes acerca da história do Eldkling, bem como suas inspirações.
“Formamos uma banda chamada Ravenlord por volta do ano 2000, mas essa banda se separou alguns anos depois”, conta. “Conversamos por muitos anos sobre regravar algumas das músicas antigas e gravar algumas novas.”
Sobre o nome e o seu significado, ele comenta: “Tivemos que mudar nosso nome, porém, porque alguma outra banda usou esse nome e lançou álbuns. Então decidimos ir com Eldkling. Eldkling é um nome cruzamento entre norueguês antigo e sueco. Eld significa fogo e Kling significa espada. Então, literalmente se traduz como Espada de Fogo (Firesword). Mas na verdade foi um erro de ortografia da palavra norueguesa elskling, que é como eu chamo de minha esposa/namorada. Elskling significa querida.”
Com os recentes conflitos protagonizados por Rússia e Ucrânia – sem mencionar os que não são televisionados ou divulgados pelas mídias digitais –, acaba sendo sintomático qualquer composição envolvendo este tema, independente da época retratada. E o Eldkling possui pelo menos duas assim. O duo explica:
“Ambas as letras de Lost Souls e Restless Souls são inspiradas em guerras e batalhas. Mas não de uma maneira boa. Não somos como as bandas de black metal que acham que a guerra é algo bom, somos totalmente contra isso. Não tenho certeza se há uma conexão, mas todos os europeus no ano passado chegaram perto de sentir como é a guerra perto de casa. ”
Ao perguntado se as mesmas farão parte de algo maior, como um EP ou mesmo disco cheio, Magne sinaliza positivamente, apesar de atualmente passar por um momento difícil na vida pessoal. “Eu deveria gravar algumas baterias durante as últimas semanas, mas minha mãe está em estado terminal de câncer, então não pude gravar por algumas semanas. Mas irá acontecer em breve. ”
Enquanto a estreia discográfica não acontece, vale conferir o que há de disponível até aqui. Assista ao lyric video de “Lost Souls” abaixo:
2 thoughts on “Noruegueses do Eldkling lançam lyric video da inédita “Lost Souls””