Franceses editam registro em fevereiro pelo carimbo da Rockshots Records
Por Luiz Athayde
A formação progressive power metal francesa Manigance irá lançar a versão em inglês de seu último álbum Le Bal Des Ombres, originalmente editado em março de 2022. Sob chancela da Rockshots Records, o registro chega em 24 de fevereiro, nos formatos digital e também em CD – com pré-venda disponível neste link.
“Este álbum contém canções diferentes dos padrões da Manigance. Reduzimos as canções e trabalhamos nos arranjos”, diz o guitarrista e fundador François Merle. “Achamos que podemos tocar muitas dessas canções em nossos shows. É um sinal de que os fãs devem apreciar estas canções. Elas são adaptadas para serem tocadas ao vivo. Evoluímos em nosso processo de escrita. As canções ainda são muito ricas, mas a estrutura é mais simples.”
Ainda sobre o novo trabalho, ele revela que “também ouvimos as últimas produções para oferecer um álbum moderno com som atual”.
Outra novidade é que a versão em inglês carimba a reestreia da vocalista Carine Pinto, que teve papel fundamental no âmbito lírico. Ao longo das 12 faixas, os temas criados surgiram de a partir de emoções pessoais e relatos íntimos, indo desde a traição de um amigo, a queima da Catedral de Notre Dame em Paris. Além de mudanças climáticas, violências doméstica e na comunidade LGBT e o período de confinamento em função do COVID-19.
A fim de antecipar seu lançamento, a banda compartilhou o videoclipe da potente faixa-título. A nova dona dos microfones comentou seu enredo: “Em uma atmosfera barroca e burlesca, convido aqueles que lutam a parar de lutar para não conseguir nada, a vir e construir comigo uma vida melhor e em outro lugar, além da vida. Uma alma é imortal”.
Já Merle explicou a composição em si, dizendo que se trata de “um grande riff com uma estrutura simples para chegar à essência da melodia cantante. Os vocais de Carine são particularmente bons com influências pop. Um solo muito bom de Lionel com guitarras gêmeas.”
Assista ao vídeo a seguir:
A história do Manigance teve seu início quase junto com a década de 90, na comuna de Pau, quando ainda era uma banda cover. O espaço de tempo para se converter em uma banda autoral foi curto, e em 1997 editam seu primeiro EP Signe de vie, seguido pelo excelente álbum de estreia Ange ou Démon em 2002.
As canções inspiradas no power metal em seus moldes mais tradicionais rendeu o prêmio de “Melhor Grupo Francês de 2003” pela Hard Rock Magazine. A coroação veio no último ano, ao se apresentarem no hoje gigante Hellfest, também mostrando Carine Pinto como a substituta perfeita de Didier Delsaux, que saiu em 2018.
Confira abaixo mais detalhes de The Shadows Ball, incluindo capa e lista completa de músicas:
1. Odyssey – 1:23
2. Cold Blood – 4:24
3. All Your Excesses – 4:28
4. End of Lock Up – 4:26
5. The Shadows Ball – 5:14
6. Death Warrant – 4:01
7. High Treason – 4:48
8. Eternity – 4:36
9. At Gates of Memory – 4:42
10. In Spite of Everything – 4:42
11. Dawn of The New Fight – 4:49
12. Forgotten Survivor – 4:34
Tempo Total: 52:12