Veterana banda americana se encontra em turnê pelo continente europeu
Por Luiz Athayde
Os militantes do heavy metal, Manowar, apareceram com música nova em folha. E não se trata de qualquer coisa, mas de “Laut Und Hart Stark Und Schnell”, canção dedicada aos fãs alemães, em agradecimento por “mais de 40 anos de lealdade e apoio.”
A banda, atualmente composta pelo núcleo criativo, Joey DeMaio (baixo) e Eric Adams (voz) sucede seu mais recente EP, Highlights from the Revenge of Odysseus, editado em 2022 via carimbo Magic Circle Music.
Foi também no mesmo ano que o line-up sofreu mais uma alteração, e a nível estelar: Dave Chedrick (ex-Hirax, Raven) passou a comandar a bateria no lugar de Anders Johansson (ex-Hammerfall, Yngwie Malmsteen), e o lendário guitarrista Michael Angelo Batio (ex-Nitro) ocupa o posto em função da saída do brasileiro E. V. Martel, que saiu alegando “razões pessoais”.
Ao ser perguntado sobre o significado da canção e do título, o baixista e compositor, Joey DeMaio explicou: “Temos os melhores e mais apaixonados fãs, em qualquer parte do mundo e estamos profundamente honrados por isso! Esta canção é uma declaração aos nossos fãs e ao mundo para se orgulharem das coisas que lhes importam, não importa o que os outros digam sobre ela.”
O líder do grupo continua: “Não é segredo que temos uma relação especial com a Alemanha. Talvez por ser o local de nascimento de Richard Wagner, o pai do Heavy Metal. Os fãs alemães nos levaram em seus corações mais rápido e em maior número do que qualquer outra nação.
De Maio ainda ascrescenta dizendo que “eles são leais a nós há mais de 40 anos! Este comunicado é nosso agradecimento! Apresentaremos a canção em nossos concertos alemães e também a filmaremos para depois compartilhar esses momentos especiais com o mundo!”
O título da faixa em português não poderia significar mais Manowar: “Barulhento, forte e rápido”, e não à toa, se relaciona com a sonoridade clássica da brigada norte-americana formada em Nova York, na classe de 1980. Gravada no Asgard Studios, na cidade natal, a composição e a produção é assinada por Joey DeMaio.
Ouça a seguir:
O Manowar se encontra em turnê pelo solo europeu desde janeiro. Até agosto, irão passar, claro, pela Alemanha, Noruega, Turquia e Suíça. Em setembro eles farão uma única apresentação no Brasil. A última passagem do grupo no país ocorreu no Monsters of Rock 2015, que também teve nomes como Kiss, Accept, Judas Priest e outros.