Blind Guardian: neste dia, em 1989, “Follow the Blind” era lançado

Brigada alemã dava um passo ainda mais firme na direção do speed metal

Por Luiz Athayde

Ainda irá precisar de muitos anos para explicar a tamanha efervescência protagonizada pela cena metálica alemã, especialmente entre os anos 80 e e meados dos 90. E a classe de 1989 não ficou de fora, a exemplo de Follow the Blind, o segundo e poderoso álbum do Blind Guardian.

O disco saiu sob chancela da No Remorse Records e foi gravado e mixado no Karo Studios em Munster, na então Alemanha Ocidental. A produção teve a assinatura de Kalle Trapp. Entre suas credenciais, estão não somente bandas correligionárias como Iron Angel e Destruction, como artistas da esfera pop, a exemplo de Edwin Starr e o fantástico Solid Strangers – mas este aí é papo para o Class of Sounds.


No entanto, o resultado foi o mais brutal possível, com o viés nitidamente mais speed metal; cortesia da influência do grupo pela cena americana da Bay Area de São Francisco, em especial Testament e Forbidden.

Curiosamente, o hino do disco é a melódica “Valhalla”. Por sinal, a banda não gostava da música, e ela só entrou para poder estender a duração do mesmo. É nesta mesma faixa que Kai Hansen, recém-saído do Helloween, participa fazendo os vocais, além de tocar guitarra (como em “Hall of the King”).

Além do fator musical, o Blind Guardian é conhecido por sua parte lírica. O vocalista Hansi Kürsch sempre foi um entusiasta por leitura, e os temas discorrem essencialmente pelos autores Michael Moorcock, Peter Straub (a faixa-título é inspirada na obra The Talisman) e Stephen King (via Mundo Metal).

Mas as referências da sétima arte também estão lá, como na intro “Inquisition”, que teve canto extraído da cena dos monges, no filme Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, de 1975.

Ainda que Follow the Blind se mostre um disco extremamente rápido, Hansi Kürsch (voz), André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra)e Thomen Stauch (bateria) já esboçavam a fórmula que ira se solidificar nos seus álbuns subsequentes, inclusive clássicos.

Follow the Info:

+ A arte da capa é assinada por Van Waay, que havia feito a do álbum de estreia dos alemães, Battalions of Fear.

+ Os backing vocals são de Aman Malek, Rolfi Köhler e Thomas Hackmann. E Mathias Wiesner toca teclado no disco. Todos se tornaram colaboradores de longa data da banda.

1 thought on “Blind Guardian: neste dia, em 1989, “Follow the Blind” era lançado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *