Músico e compositor alemão usou seu Instagram para repudiar recentes atos de ódio contra o jogador brasileiro Vini Jr
Por Luiz Athayde
O músico, compositor e vocalista alemão Tobias Sammet usou suas redes sociais, em específico o Instagram, não para falar de Avantasia ou Edguy. Mas sobre os recentes ataques racistas sofridos por Vinicius Junior, jogador do Real Madrid, por parte da torcida do Valencia.
Em partida realizada no Estádio Mestalla, na Espanha, a torcida rival constantemente gritava “mono” (macaco) em direção a Vini Jr. Após mostrar ao árbitro de onde vinham as ofensas, o juiz paralisou o jogo.
“Algo diferente e muito mais importante do que música ou futebol: Quando este belo mundo será maduro e forte o suficiente para acabar com os excessos feios do racismo?” Escreveu Sammet, que segue questionando: “Estamos no século 21, vamos todos nos levantar contra isso. Vini Jr. é um jogador incrível, não importa a camisa que use. É ridículo ter que mencionar isso: por que diabos as pessoas acham que a pele, a preferência sexual ou a religião têm alguma importância?
“É incompreensível, e qualquer pessoa que pense de forma diferente deve ser ridiculamente sem instrução ou simplesmente escória!”
Como é esperado no ambiente virtual, a discussão seguiu acalorada, ainda que respeitosa, e Sammet conclui respondendo: “Até certo ponto, esses 90 minutos bagunçam as emoções de todos os torcedores e muitos de nós já gritamos coisas estranhas, mas deve haver uma linha vermelha, assim como a maioria de nós se lembra de que não deve agredir fisicamente os outros. Devemos ajustar essa bússola e mostrar nossa raiva dentro de um certo limite de razoabilidade.”
Tobias Sammet é um ávido torcedor do Bayern de Munique. Inclusive, poucas horas antes de subir ao palco com o Avantasia, no Summer Breeze Brasil, o vocalista vibrava (via Twitter), a vitória de seu time do coração contra o Hertha Berlin por 2 a 0.