Músico sueco chega a seu terceiro lançamento correndo de clichês e paródias do estilo
Por Luiz Athayde (via Class of Sounds)
O artista sueco Lieder Distortion lançou novo single acompanhado de videoclipe, “Don Giovanni”. Como o título entrega, se trata de uma reimaginação – para lá de autoral, diga-se – da homônima obra de Mozart, mas aqui sob rédeas praticamente metálicas.
“É uma de minhas óperas favoritas. Eu a vi e cantei partes dela muitas vezes e, especialmente a cena da morte, é uma música muito poderosa”, comenta o músico. “Tendo como inspiração a rapsódia do rock através dos tempos, minha ideia era fazer uma rapsódia da cena da morte em Don Giovanni.”
Ele acrescenta: “A inspiração vem naturalmente da ópera de Mozart, de Bohemian Rhapsody do Queen, da Rhapsody in Rock com Robert Wells e do filme Amadeus.”
A inserção de música clássica no rock sempre esteve aí, mas para Lieder Distortion, a máxima é fugir o máximo possível do convencional, impedindo que resultado saia como uma caricatura do que já foi feito por incontáveis bandas.
Porém, justamente por ser música, as conexões para ouvidos de primeira viagem podem acontecer. Mas não se assuste caso, de forma inconsciente, lhe vier nomes como Therion (influência notável) e Lacrimosa – dois pilares da mistura de ópera rock com nuances góticas.
Assista ao clipe a seguir: