“Consegui voltar para algo perto de 70% recuperado”
Por Luiz Athayde
Uma das figuras emblemáticas do Iron Maiden, o baterista Nicko McBrain, publicou um vídeo de preocupação e alívio ao mesmo tempo. Ele revelou ter sofrido uma espécie de mini-AVC, também conhecido como AIT (ataque isquêmico transitório).
De qualquer forma, o mais importante, segundo ele, é que sua saúde não foi afetada a níveis de gravidade. No entanto, ao longo do vídeo, Nicko aproveita para fazer os devidos agradecimentos aos amigos e familiares, bem como à banda, que não vê a hora de cair na estrada novamente com a The Future Past Tour.
“Olá, meninos e meninas,
Espero que esta mensagem encontre todos vocês bem!
O motivo pelo qual estou escrevendo para todos vocês hoje é para informá-los sobre um problema de saúde muito sério pelo qual passei. Em janeiro, tive um derrame, mas, graças a Deus, foi um derrame leve, chamado de AIT. É claro que fiquei muito preocupado com o fim da minha carreira, mas com o amor e o apoio da minha esposa, Rebecca, da minha família, dos meus médicos, especialmente da Julie, minha terapeuta ocupacional, e da minha família Maiden, consegui me recuperar e chegar perto de 70% de recuperação. Após 10 semanas de terapia intensa, estava quase na hora de começar os ensaios para a nossa turnê. Acho que é importante contar isso agora, em vez de antes, pois eu estava preocupado principalmente em fazer meu trabalho e me concentrar em voltar a estar 100% em forma. Ainda não cheguei lá, mas, pela graça de Deus, estou melhorando e ficando mais forte com o passar das semanas.
Obrigado a todos pela turnê maravilhosa e mágica até agora, vocês foram incríveis.
Bem, isso é tudo da minha parte. Deus abençoe a todos, fiquem bem e em segurança e espero vê-los em algum momento.”
O empresário Rod Smallwood aproveitou para acrescentar:
“O restante da banda e eu achamos que o que Nicko conseguiu realizar desde o derrame mostra uma crença e uma força de vontade incríveis e estamos todos muito orgulhosos dele. Com esse novo conjunto musicalmente muito complexo para aprender à sua frente, ele simplesmente abaixou a cabeça e se concentrou na recuperação. Sinceramente, não sabíamos se ele conseguiria tocar um show inteiro até os ensaios da banda começarem em maio e houve muito apoio da banda para ele e um alívio genuíno para todos quando vimos que ele conseguiria!”
“Nicko, sendo Nicko, não queria fazer alarde e causar qualquer distração na turnê naquele momento, mas, agora que tem certeza de que chegará em breve, achou que os fãs deveriam saber diretamente por ele e não por boatos!”
“Estamos todos, é claro, muito felizes por ele ter superado isso tão bem e esperamos fazer muitas outras turnês juntos, começando com os três shows no oeste do Canadá e o Power Trip na Califórnia, que acontecerá em alguns meses. Mal podemos esperar”.
A próxima apresentação do Iron Maiden será sexta-feira (4), no festival alemão Wacken Open Air. Ainda sobre festivais, Nicko e cia irão pisar no mesmo palco que Metallica, Judas Priest, Guns N’ Roses, Tool e AC/DC em outubro, no aguardado Power Trip Festival, nos Estados Unidos. Já no Brasil, a expectativa é que a banda venha em algum momento de 2024.