Brigada canadense de heavy metal tradicional promove seu novo álbum, ‘Hell Campaign’
Por Luiz Athayde
Os canadenses do Lancaster compartilharam o videoclipe visualizer para “Ravenstone”. A faixa integra seu segundo álbum, Hell Campaign, lançado no último dia 6 de outubro por carimbo independente, ou seja, pela própria banda.
Gerada graças ao uso de Inteligência Artificial, a produção videoclíptica é um tanto perturbadora, já que teve como intuito, “desenhar” o tema proposto.
O single teve como inspiração o podcast “Painfotainment”, de Dan Carlin, que fala sobre pena de morte, tortura e execução ao longo da história da humanidade.
Trata-se, na verdade, de uma recriação de um homem condenado à morte e que vivencia sua execução como forma de entretenimento. Ela é uma das peças da perspectiva distópica do álbum sobre a natureza da guerra e do poder. A banda também mistura filosofia em meio a uma fantasia metálica estilo “dieselpunk”. Eles explicam:
“”Hell Campaign” foi escrito para esclarecer as coisas. Todas as músicas foram compostas pela formação atual e uma atenção especial aos detalhes foi dada ao trabalho.”
A banda acrescenta: “Queríamos fazer acertar em cheio e, por isso, trabalhamos com nosso produtor Raph, da Broil Music. Nós nos isolamos do mundo e não saímos do estúdio até que todas as faixas estivessem prontas. Demorou dez dias, mas conseguimos. Acreditamos que o esforço despendido se reflete na qualidade do álbum.”
Toda essa pegada bélica tem, obviamente um background. Basicamente, os temas da Lancaster se inspiram muito na filosofia pessoal do guitarrista/vocalista Sim “G” Giard, mas também no seu período servindo ao exército.
No âmbito estético, a arte do álbum Hell Campaign é uma versão trabalhada do sistema de trincheiras em Somme, na França, na Primeira Guerra Mundial, mostrando as cicatrizes da destruição da guerra do homem na terra.
Musicalmente não há como pegar leve. E realmente, não é o caso: imagine uma espécie de amálgama tradicional envolvendo nomes como Judas Priest, Megadeth e Motörhead. A faixa 5 do registro da banda de Quebec traz um belo parâmetro.
Confira a seguir: