Conception: neste dia, em 1995, “In Your Multitude” era lançado

Noruegueses adentravam de vez no território do metal progressivo

Por Luiz Athayde

Em função do enorme hiato, a discografia do Conception é até curta. No entanto, cada lançamento se mostra desafiador ao descrever em palavras, tendo em vista a grandeza e a finesse de suas composições.

Pois bem, neste exato dia, na classe de 1995, a banda norueguesa de Innlandet, editava seu terceiro álbum de estúdio via carimbo Noise Records. As gravações ocorreram no Stairway to Heaven Studio, na Alemanha, durante aquele mesmo ano, e leva produção, engenharia sonora, mixagem e masterização assinadas por Tommy Newton (Victory, Helloween, Steeler, Gamma Ray).

Tore Østby, Ingar Amlien, Arve Heimdal e Roy Khan: Conception em 1995. (Créditos: Arve Heimdal)

Como usualmente, as letras são do vocalista Roy Khan, que também contribui na parte musical com o guitarrista e principal compositor, Tore Østby, em algumas das 10 faixas presentes.

A distância temporal em relação ao álbum Parallel Minds (1993) é curta, mas significativa. Foi neste registro que a banda mergulhou de forma profunda no heavy metal progressivo, ou melhor, na esfera das passagens intricadas, dos tempos e contratempos. Além de terem dado ênfase a uma sonoridade mais encorpada, mas nítida; um trabalho volumoso, pesado, mas sobretudo coeso.

Faixas como “Under A Mourning Star” e “Retrospect” já mostram a que vieram, enquanto “A Million Gods” enfatiza a tradição de trazer elementos extra metálicos, como música flamenca e árabe.

Tudo é envolto não somente à virtuose, mas com a faceta mais etérea do feeling, na adição de ambiências de teclados em alguns momentos. Aliás, estes foram executados por Trond Nagell-Dahl (responsável pela pré-produção do álbum), já que Hans Christian Gjestvang havia saído. As climatizações mais marcantes estão na balada “Sanctuary”, em “Some Wounds” e na faixa-título.

Em suma, o conjunto da obra é uma excelente confluência de riffs potentes, ótimos solos, algumas cativantes linhas de baixo e uma criatividade no âmbito percussivo que impede qualquer crítico do estilo a torcer o nariz.

In Your Info:

+ A arte da capa leva a assinatura de Martin Romeis, conhecido por ilustrar álbuns do Thundersteel (autointitulado) e o Land of the Free, do Gamma Ray.

+ A edição japonsesa de In Your Multitude apresenta a faixa bônus “Gravity”, que também é reprisada na edição em vinil duplo de 2022, juntamente com as demos de “Move Closer” e “In Your Multitude”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *