Registro chega sob chancela da Neves Records, em vinil 10 polegadas e CD slipcase
Por Luiz Athayde
A extinta banda capixaba de heavy metal Thor teve seu único fóssil, o compacto Thor, escavado pela Neves Records. Trata-se do relançamento do raríssimo compacto de 1985 nos formatos CD slipcase e vinil 10 polegadas; este nas edições preta e branca.
O registro contém as faixas originais do 7”, “Rockrise” e “Thor”, mais as músicas da demo-tape The Living Side of Death, lançada em 1987: “The Living Side of Death”, “Kill (Fight or Die)”, “Witch’s Night” e “Bang ‘Till Death”.
Fazendo jus as mais de quatro décadas de sua gravação, a reedição inclui um encarte com as versões da capa, fotos de época, desenhos inéditos e letras das músicas. Além de um texto biográfico do grupo assinado pelo jornalista e ex-redator da revista Roadie Crew Ricardo Batalha.
Quem comenta o resgate de mais um pedaço da história do metal nacional é o vocalista Fabio “Midgard” Moreira. Embora sua história tenha se expandido ao integrar outras formações como The Rain, Silence Means Death, The Skulls e Attomica (e hoje, Electric Sky), nada como olhar para suas raízes.
“É gratificante ver um trabalho realizado há tanto tempo renascer nessa nova roupagem. Uma honra ser lembrado e orgulhoso de fazer parte desse revival que, assim como tantos outros, ajuda a perpetuar a história do rock pesado no Brasil.”
Não faltam homônimos Brasil e mundo afora. No entanto, o Thor formado em Vitória, ES, no distante ano de 1982, ostenta status de pioneira, ainda que as condições para registrar um fonograma fossem – como em todo o país – precárias.
Seu período ativo foi essencialmente nos anos 80, porém, houveram reuniões pontuais, com destaque para a apresentação no lendário festival Dia D, em 2001.
Na época do single “Rockrise / Thor”, o line-up era: Fabio “Midgard” Moreira (vocal), Wilson “Carrasco” Richa (guitarra), Paulo “Guardião” Janotti (baixo) e Jeder “Animal” Janotti. Já na demo subsequente, Midgard era acompanhado pelo guitarrista Jefferson “Jeffinho” Rodrigues, o baixista Alexandre “Poodle” Serrão e o baterista Giuliano “Ozy” Rubim.
As versões em vinil de Thor são limitadas. Na edição com disco branco, o item acompanha encarte, pôster e patch; 100 cópias. E a versão padrão, ou seja, disco preto com encarte, possui tiragem de 200 cópias. Acesse a loja da Neves Records neste link.