Faixa faz esquenta para álbum homônimo, agendado para o segundo semestre de 2024
Por Luiz Athayde
A lendária banda paulistana de heavy metal Salário Mínimo anunciou sua nova encarnação após um considerável hiato. E com ela, haverá um novo álbum de estúdio, intitulado Ouro e Pó.
Esse também é o título do single de estreia, ao menos para o vocalista Ivan Martins (Cova Rasa) e o baixista Eduardo Trugillo (Jão e a Decadente Família Brasileira, Matr4). Eles configuram a atual formação, que conta com Daniel Beretta (guitarra), Marcelo Campos (bateria) e o mentor Junior Muzilli (guitarra).
“É uma honra fazer parte de uma banda pioneira e tão importante para o rock e heavy metal do Brasil”, salientou Ivan Martins em nota. Suas credenciais ainda apresentam trabalhos junto a nomes como Timo Tolkki (ex-Stratovarius, Symfonia, Revolution Renaissance) e Magnus Rósen (ex-HammerFall).
Eduardo Trugillo por sua vez, possui um background punk, tendo o Periferia S.A. e uma breve passagem pelo Ratos de Porão em seu currículo. Ele comenta: “É gratificante contribuir com uma banda que cresci ouvindo. O novo álbum terá muita energia, mantendo uma abordagem moderna sem perder nossa essência”.
O carro-chefe tem como mote a superação. Tema alinhado as dificuldades enfrentadas pela banda, incluindo a pandemia de Covid-19 e as mudanças no line-up. Muzilli explica:
“A temática da letra fala sobre lutar por um sonho, enfrentar as dificuldades, o quanto se está disposto a ‘comer poeira’ para superá-las e, com persistência e verdade, conquistar a vitória, o ‘ouro’”
Dono das baquetas desde 2009, Marcelo Campos completa: “Passamos por diversas adversidades nos últimos anos e ‘Ouro e Pó’ reflete nosso desejo de continuar nossa trajetória, oferecendo aos fãs uma obra intensa e emocional”.
Trajetória essa iniciada em 1979, com debut em 1984, na icônica compilação S.P. Metal; ao lado de Avenger, Centúrias e Vírus. Sua história deu sequência com o clássico Beijo Fatal (1987) e posteriormente com Simplesmente Rock (2009). Além de dois split e lançamento de singles ao longo dos anos.
Nessa nova etapa, o Salário Mínimo está mais enérgico do que nunca. Cortesia, inclusive, da produção, assinada por Rodrigo Oliveira (Korzus), no seu Dharma Studios em São Paulo.
Já o clipe tem direção de Caike Scheffer – também autor da foto promocional do grupo. Assista a seguir.
Em menos de uma semana (21/07) acontecerá, no Manifesto Bar, o Metal Relics On The Road; com as bandas Wizards, Zumbis do Espaço, Blades of Steel, Living Metal e o Salário Mínimo, que estreará seu repertório envolto a clássicos da carreira e músicas que farão parte do novo registro. Aos que estiverem na capital paulista, ingressos disponíveis neste link.