Lendário baterista sofreu um AVC em janeiro de 2023
Por Luiz Athayde
Nem tudo são flores em uma banda, incluindo o gigante Iron Maiden. É sabido, ao menos na esfera metálica, que o bateritsta Nicko McBrain sofreu um derrame em janeiro do último ano, o que acarretou na paralização parcial de seu corpo.
No entanto, o músico de 72 anos surpreendeu pela recuperação rápida, especialmente por se tratar de uma situação urgente: voltar ao oficio com seus companheiros. Ele comenta a seguir (via Roadie Crew).
“Tenho que ser honesto: foi um período crítico para mim no ano passado. Eu não conseguia tocar; estava paralisado do lado direito. Felizmente, há uma garota chamada Julie Blum que cuidou de mim e, em três meses, ela me fez tocar novamente”.
A revelação foi feita na última sexta-feira (19), durante o show de seu projeto Titanium Tarts, no Piper’s Pub, em Pompano Beach, na Flórida.
Só que Nicko não foi cortado do line-up – coisa corriqueira inclusive no passado do Iron Maiden. Muito pelo contrário. Músicas foram cortadas. Ordem do patrão, o baixista Steve Harris.
“E não sou o velho Nicko – não sou nem de longe o antigo. Mas, pelo menos é uma parte de mim. E minha banda, Deus os abençõe, Steve Harris e os outros caras, disseram: ‘Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não vamos tocar essa música”, contou.
Contudo, as modificações no repertório não irão se limitar apenas a cortes. A exemplo de “Caught Somewhere In Time”, que sofreu alterações sutis para não sair do setlist.
“Agora, há uma parte intermediária; é só caixa no disco. Eu não consigo tocar isso. Para aqueles nerds na plateia, vocês irão pensar: ‘Ele não fez a virada de bateria!’ Bem, é por isso – eu não consigo fazer!”, disse Nicko, em uma explosão de honestidade.
Ele continua: “Steve olhou para mim e eu disse, ‘Ok, tenho uma ideia. Se eu dobrar na caixa…’ Toquei para ele e ele disse, ‘Não. Você tem mais alguma coisa?’ Eu disse, ‘Sim, vou tocar no prato’. ‘Não. Você tem mais alguma coisa?’ E eu fiquei sem ideias. Ele pensou por mais ou menos um minuto e disse: ‘Por que você não toca direto?’. Eu disse, ‘Você é um gênio, Harry!’ E eu, o baterista, supostamente deveria vir com todas essas ideias… Eu nem pensei nisso. E então nós ensaiamos a partir daí, e tocamos direto – eu tenho certeza de que, de qualquer maneira, 90% de vocês nem ligam para essa parte.”
Assista ao vídeo abaixo.
O Iron Maiden trará a The Future Past Tour ao Brasil nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024. Ambas serão no Allianz Parque, em São Paulo, e terão como ato de abertura os dinamarqueses do Volbeat.
1 thought on “Iron Maiden: Nicko McBrain revela que algumas músicas serão cortadas do setlist por não conseguir mais tocar”