Músico nascido na Argentina lutava contra o câncer de pâncreas, diagnosticado recentemente
Por Luiz Athayde
Luto no rock nacional. Morreu nesta manhã de sexta-feira (27) Pit Passarell, baixista e um dos membros fundadores do Viper. Ele tinha 56 anos.
A notícia foi dada pelo seu irmão, Yves Passarell (Capital Inicial, ex-Viper), assim como pela banda através das redes sociais.
No dia 31 de agosto, o Viper fez um show celebrando os 35 anos de seu álbum clássico, Theatre of Fate, no festival Circuito Sem Fronteiras, em São Paulo. Durante o set, Pit passou mal e recebeu atendimento ali mesmo no palco. Ainda assim, logo após ser atendido, ele continuou a se apresentar tocando as duas últimas músicas, “Rebel Maniac” e “HR”.
Porém, mesmo se sentindo melhor (segundo comunicado da banda), ele foi hospitalizado. Horas atrás, o grupo havia soltado uma nota revelando o real estado de saúde do músico após o resultado dos exames.
“Pit Passarell foi diagnosticado com câncer na região do pâncreas. Ele está enfrentando essa batalha com muita força, coragem e a determinação que sempre demonstrou ao longo de toda a sua vida.”
Pedro “Pit” Passarell nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de abril de 1969. Ele foi baixista, cantor e compositor dos mais prolíferos do cenário brasileiro.
Com o Viper, registrou uma discografia díspar; com álbuns que vão do power metal – os essenciais ‘Soldiers of Sunrise’, de 1987, e o citado ‘Theatre of Fate’, lançado em 1989 – ao pop rock cantado em português, o Tem pra Todo Mundo (1996).
Contudo, foi após a saída de Andre Matos (14/09/1971-08/06/2019) em 1990 que ele assumiu o posto de vocalista junto ao de baixista. Nesse período, com Felipe Machado (guitarra), Yves Passarell (guitarra) e Renato Graccia (bateria), lançou os álbuns Evolution (1992), Coma Rage (1995) e Live – Maniacs in Japan (1993); todos influenciados pelo punk.
Suas composições também ultrapassaram o perímetro do heavy metal. A exemplo das músicas que fez para o Capital Inicial, incluindo “O Mundo”, “Depois da Meia- Noite”, “Seus Olhos”, “Algum Dia” e “Instinto Selvagem”. Sem mencionar seu disco solo de 2020, intitulado Praticamente Nada.
Lançado em 2023, Timeless, do Viper, foi o último álbum gravado por Pit Passarell.