Show deste sábado (7) será o último da carreira
Por Luiz Athayde
Eis uma notícia de pegar a todos os fãs de heavy metal como se fosse falecimento, de tão chocante. O baterista britânico Nicko McBrain anunciou sua saída do Iron Maiden após 42 junto com o grupo.
O comunicado veio bem a tempo do último show da The Future Past World Tour, que acontecerá hoje (7), no Allianz Parque, em São Paulo. Esta também será sua última aparição nos palcos ao lado de Steve Harris, Bruce Dickinson, Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers.
Confira o comunicado de Nicko na íntegra abaixo.
“Declaração de Nicko McBrain: Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de me afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.
No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim. Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain’s Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!
O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!
Eu olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Eu os verei em breve, que Deus abençoe a todos vocês e, claro, Up the Irons! – Nicko”
Em nome de todos os integrantes, o empresário de longa da banda também teceu algumas palavras.
“Declaração de Rod Smallwood em nome do Iron Maiden:
Nicko,
E todos nós amamos você também!!
Obrigado por ser uma força irreprimível por trás da bateria do Maiden por 42 anos e meu amigo por mais tempo ainda. Falo em nome de toda a banda quando digo que sentiremos imensamente sua falta!
Desde o Rock in Rio em 1985, temos um relacionamento especial com o Brasil, então encerrar uma turnê na frente de 90.000 fãs aqui em São Paulo por 2 noites é poético e você merece todos os elogios que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.
O Phantom está ansioso por muitos mais anos trabalhando com você nos projetos que você mencionou e tenho certeza de que podemos encontrar mais alguns especiais em torno da família Maiden e do FC!
A banda e eu temos mil ótimas memórias dos últimos 42 anos, grandes shows, muitos discos de platina e ouro e prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões! Esse vínculo é para sempre! E, como Steve Harris diz, ‘Nicko é e sempre será parte da família Maiden’
Rod, Andy, Steve, Bruce, Davey, Adrian e Jan
Obs: O Maiden sempre escolhe seus homens e nosso novo baterista já foi escolhido e será anunciado muito em breve.”
Embora sua aposentadoria das turnês seja uma surpresa, Nicko McMrain já havia tornado público seus problemas de saúde. Em janeiro de 2023, ele sofreu uma espécie de mini-AVC, também conhecido como ataque isquêmico transitório.
“Tenho que ser honesto: foi um período crítico para mim no ano passado. Eu não conseguia tocar; estava paralisado do lado direito. Felizmente, há uma garota chamada Julie Blum que cuidou de mim e, em três meses, ela me fez tocar novamente”, comentou, como reportado pelo Musical Fortress.
Meses depois, ao revelar o que havia acontecido, Nicko também anunciou algumas mudanças em relação ao set list.
“E não sou o velho Nicko – não sou nem de longe o antigo. Mas, pelo menos é uma parte de mim. E minha banda, Deus os abençõe, Steve Harrise os outros caras, disseram: ‘Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não vamos tocar essa música.”