Vocalista e baterista postaram comunicados separadamente nas redes sociais
Por Luiz Athayde (Atualizado em 18/12/2024)
Poucas semanas após brilhar no Japão com mais uma turnê bem-sucedida, o Hibria volta com uma má notícia. O vocalista Victor Emeka e o baterista Otávio Quiroga se desligaram do grupo.
Ambos postaram seus comunicados nas redes sociais, onde o tom é exclusivamente de agradecimento; aos membros remanescentes e também aos fãs.
“Após 6 anos contribuindo com toda a energia em um novo capítulo na história do Hibria, venho comunicar que não faço mais parte da banda”, escreveu Emeka. “Tenho muito orgulho de ter mostrado diferentes facetas do meu trabalho como cantor e diretor criativo nesse processo de retomada. Foram anos de aprendizados e experiências que enriqueceram minha vida musical e pessoal, e que levarei comigo para sempre.”
Ele continua a seguir.
“Agora, começo uma nova jornada na música, livre para explorar caminhos inéditos e mergulhar nas influências que sempre foram a base do meu alicerce como cantor.
Desejo o melhor para a banda nesta nova fase de reconstrução, com muito sucesso e grandes realizações. Meu agradecimento especial a todos os integrantes, ex-integrantes, equipe e grandes amigos.”
Quiroga, por sua vez, disse em nota:
“Depois de cinco anos de dedicação ao HIBRIA, venho comunicar que não faço mais parte do grupo. Foi um periodo importante, repleto de aprendizados e experiências que contribuíram muito para o meu desenvolvimento musical e criativo.
Deixo aqui meu desejo de sucesso à banda em seus próximos projetos e minha gratidão a todos os integrantes, fãs, equipe e a todos que apoiaram esta jornada até aqui.
Estou animado para esta nova fase e empolgado para explorar outros caminhos musicais e criativos que ressoem com a minha visão atual e meus objetivos para o futuro. Espero, em breve, compartilhar com vocês!”
O comunicado oficial banda dá a entender que os substitutos já foram escolhidos.
“Após mais de meia década dedicada ao processo de reconstrução do HIBRIA, é chegado um novo marco em nossa jornada. Com um misto de gratidão e expectativa, comunicamos que o vocalista Victor Emeka e o baterista Otávio Quiroga não fazem mais parte da banda. Durante seis e cinco anos, respectivamente, esses dois talentos excepcionais contribuíram de forma inesquecível para a nossa história, deixando suas marcas eternizadas em nosso sétimo álbum de estúdio, Me7amorphosis. O legado que construímos juntos é motivo de grande orgulho e inspiração para seguirmos em frente.
O HIBRIA, prestes a completar 29 anos de trajetória no próximo ano, continua firme em sua missão de entregar música de qualidade e performances inesquecíveis. Assim, anunciamos que um novo vocalista e um novo baterista já estão a caminho e serão apresentados ao público no início do próximo ano, trazendo ainda mais energia e entusiasmo para a banda. Contamos com todos vocês para os próximos capítulos dessa caminhada e esperamos reencontrá-los no palco do Bangers Open Air 2025.
Em nome de todos os membros do HIBRIA, expressamos nosso profundo agradecimento ao Emeka e ao Quiroga. Desejamos que ambos tenham um futuro brilhante em suas trajetórias artísticas e pessoais. O talento e a paixão que demonstraram ao longo dos anos certamente continuarão a impactar e inspirar o público em qualquer palco do mundo.”
O guitarrista e fundador Abel Camargo disse:
“Foram anos de muitas conquistas e aprendizado ao lado do Emeka e do Quiroga. Só quem viveu essa história de perto sabe o quanto eles se dedicaram e fizeram a diferença no HIBRIA. Tenho certeza de que seus caminhos continuarão a ser de muito sucesso. Quanto ao futuro da banda, quero tranquilizar os fãs: seguimos firmes, com muita energia e ansiosos por essa nova fase. Em breve, teremos novidades incríveis para compartilhar com todos vocês.
Com carinho,
Abel & HIBRIA”
Das inúmeras encarnações, Abel Camargo segue como único membro constante do Hibria. Natural de Salvador, Bahia, Victor Emeka se juntou à formação gaúcha em 2018, pouco depois de lançarem o disco Moving Ground. Todavia, suas atividades como vocalista se estenderam a projetos como Soulspell e ShamAngra.
Já Otávio Quiroga é um multi-instrumentista mineiro e estreou como baterista no grupo em 2019. Juntamente com o guitarrista Bruno Godinho (atualmente, o posto é ocupado por Vicente Telles), o baixista Thiago Baumgarten e claro, Abel Camargo, registraram Me7amorphis, álbum editado em 2022 e aclamado pelo público e pela crítica.