Banda checa promete álbum sucessor de ‘Moravian Bravery’, de 2023
Por Luiz Athayde
Em meados de 2024, a banda checa de neoclassical power metal, Moravius, anunciou sua nova formação. Jarda Dufek voltou ao posto de baixista, enquanto o jovem baterista Jakub Grambal integra o grupo pela primeira vez. A linha de frente segue com o vocalista e líder Dalibor “Panther” Halamicek mais os guitarristas Lumir Flagar e Jakub Ballay.
Também será este line-up que lançará o próximo álbum de estúdio, que embora não tenha informações detalhadas — título e data de lançamento —, já possui o primeiro single, “Fight Machines”.
Seu tema não poderia estar mais em voga: o medo dos avanços da inteligência artificial. Neste caso, se (na verdade, pior: quando) a mesma chegar à singularidade. Ou seja, o momento em que a I.A. conseguirá superar os humanos a ponto de determinar mudanças irreversíveis no que ainda chamamos de civilização.
No clipe, a ameaça tecnológica é representada pela modelo Brenda Roberts. Já os figurantes representam profissionais ameaçados pela tecnologia, como médicos, bombeiros e policiais.
Assista a seguir.
Moravius nasceu na cidade de Havířov, República Checa, em 2005, por Dalibor Panther Halamicek. Recém-saído do Salamandra, do qual havia acabado de lançar o disco Great Movarian Elegies, ele ainda continuou na banda de hard rock Grog. No entanto, seu intento consistiu em criar música voltada para o speed/power metal, tendo o Helloween como umas principais influências.
As formações mudaram ao longo dos anos, tendo o vocalista como único constante. Entretanto, a essência sonora proposta se manteve intacta. Até o momento são quatro álbuns de estúdios e um EP, Back Again, lançado em 2006 como cartão de visitas.
Suas credenciais nesta esfera do heavy metal também renderam algumas participações ilustres no último disco, Moravian Bravery; incluindo Niklas Isfeldt, vocalista do Dream Evil; e Timo Tolkki, ex-guitarrista do Stratovarius.