Despedida terá nomes como Metallica, Anthrax, Slayer, Pantera, Gojira e mais
Por Luiz Athayde
Eis a notícia que o universo metálico esperava: a formação clássica do Black Sabbath reunida novamente. Mesmo que para apenas um único show. Como será no Villa Park, na cidade inglesa de Birmingham, terra natal da banda, em 5 de julho de 2025.
O mega evento traz o sugestivo título de Back To The Beginning, e promete ser a despedida de fato do vocalista Ozzy Osbourne, do guitarrista Tony Iommi, do baixista Geezer Butler e do baterista Bill Ward como conjunto.
“Chegou a minha hora de voltar ao início… é hora de retribuir ao lugar onde nasci”, disse Ozzy em nota, após Iommi e Sharon Osbourne, esposa e empresária do vocalista, anunciarem a apresentação na sede do time de futebol Aston Villa (via NME). “Como sou abençoado por poder fazer isso com a ajuda das pessoas que amo? Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre.”
A festa também terá uma série de nomes estabelecidos do rock/metal como Metallica, Anthrax, Slayer, Pantera, Gojira, Mastodon, Lamb of God, Halestorm e Alice in Chains. Além de performance do próprio Ozzy Osbourne.

Outros participantes ao longo do dia incluem o guitarrista KK Downing (ex-Judas Priest), Jake E Lee (ex-Ozzy Osbourne), Rudy Sarzo, Tom Morello (Rage Against The Machine), Sammy Hagar, Wolfgang Van Halen, Slash, Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Fred Durst (Limp Bizkit), Papa V Perpetua (Ghost), Zakk Wylde, Jonathan Davis (Korn), Lzzy Hale (Halestorm), Sleep Token ii (Sleep Token), Mike Bordin (Faith No More), Scott Ian e Frank Bello (ambos do Anthrax).
Aos bolsos gordos, os ingressos estarão à venda no dia 14 de fevereiro (sexta-feira), às 7h (horário de Brasília). Toda a receita será destinada a instituições de caridade, Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice — este um hospital infantil apoiado pelo Aston Villa. Acesse aqui.
Os movimentos em torno deste breve retorno vinham sendo feitos há pelo menos um ano, quando Sharon revelou que Ozzy planejava “mais dois shows para se despedir” de uma vez por todas. Essa ânsia veio de sua insatisfação pelo fato da última apresentação da turnê de despedida em 2017 não ter contado com Bill Ward. Este, por sua vez, estava fora do grupo desde 2012 em função de um “contrato não razoável”, segundo suas palavras.
Ainda assim, as esperanças pareciam remontas, tendo em vista a saúde do icônico vocalista, que luta contra do mal de Parkinson. Contudo, em 2024 ele não escondeu que “aproveitaria a chance” de subir ao palco com o Black Sabbath uma única vez com Ward na bateria.