“Prontos para entrar no reino dos riffs, rugidos e solos ridículos?”, disse a banda
Por Luiz Athayde
Já era tempo. O segundo álbum do Helloween desde o retorno do guitarrista e fundador Kai Hansen e o vocalista Michael Kiske está, enfim, a caminho. Giants & Monsters sairá em 28 de agosto de 2025 sob chancela da Reigning Phoenix Music.
Ansiosa, porém, bem-humorada como sempre, a banda soltou um breve comunicado junto com um teaser nas redes sociais:
“Nos trancamos em um estúdio, convocamos alguns gigantes, lutamos contra alguns monstros e, de alguma forma, saímos com um álbum totalmente novo:
GIANTS & MONSTERS
(Ele também cheira a vitória e, possivelmente, a sopro de dragão).
O álbum está pronto.
E como somos péssimos em guardar segredos (e ainda piores em esperar)… Prontos para entrar no reino dos riffs, rugidos e solos ridículos? Lista de faixas a seguir. Preparem-se. Ou não. Não somos seus pais.”
Dias antes, no entanto, Kai Hansen soltou um aperitivo, ou melhor, alguns, no Instagram, onde comentava sobre o aguardado disco.
“Olá senhoras e senhores, o álbum do Helloween está mixado e está pronto. E estou muito feliz com o resultado. Vamos ouvir um pouco de música, ok?”
Na sequência Hanse finaliza: “Ok, acho que temos um grande álbum, e estou muito feliz com o resultado, então, aguardem!”
Vale lembrar que Andi Deris foi o primeiro a revelar o novo direcionamento musical do grupo.
“Eu diria que ele é muito mais fácil de ouvir, há menos elaborações nele. É mais fluido, por assim dizer. E muito, muito positivo, então eu diria que é mais ‘happy, happy Hellowen’ do que o outro álbum”, disse ao The Metal Command, em dezembro de 2024.
Ele continua: “Eu acho que é um pouco mais… sim, o fluxo é, para o meu gosto, não tão nervoso quanto o último álbum, o que foi legal — eu gosto de coisas nervosas — mas deveríamos ter mais ou menos alguma contrapartida para coisas nervosas e mais exaustivas.”
Já ao canal espanhol Mariscal Rock TV, Deris falou (também em dezembro) um pouco sobre os créditos das composições, inclusive elogiando Kai (via Wikimetal):
“Eu adorei duas ou três músicas do Kai. Elas são muito doidas, e gosto muito delas. Weiki (Micheal Weikath) tem uma ótima música também. Minhas músicas são certamente sempre boas (risos), brincadeira, brincadeira, brincadeira. Mas acho que temos muitas músicas boas, definitivamente. Riffs super legais, muitos refrões com coros positivos. Acho que se manter positivo é algo que provavelmente vamos precisar nos próximos tempos (risos). Muita positividade, tenho que dizer. Então, eu diria que 80% do álbum é super positivo. Às vezes muito rápido e pesado, mas positivo. Bom humor. E temos também uma balada. Finalmente, temos uma balada!”
Helloween sempre foi uma banda extremamente ativa, independente dos altos e baixos na carreira. E desde que esta “nova-velha-nova” formação se configurou em 2016, ela simplesmente não parou. Os lançamentos mais recentes — a fim de ganhar tempo e também se manter em evidência — foram o Live at Budokan (2024) e a super coletânea March of Time – The Best of 40 Years, editado em 28 de março.
HELLOWEEN – GIANTS & MONSTERS

1. Giants On The Run
2. Savior Of The World
3. A Little Is A Little Too Much
4. We Can Be Gods
5. Into The Sun
6. This Is Tokyo
7. Universe (Gravity For Hearts)
8. Hand Of God
9. Under The Moonlight
10. Majestic