A ‘Timo Tolkki’s Strato’ já está com álbum no forno e lança seu novo single em breve
Por Luiz Athayde
O guitarrista, vocalista e compositor finlandês Timo Tolkki anunciou sua nova banda, Timo Tolkki’s Strato. Se trata nada menos que o line-up do álbum de 1994 do Stratovarius (exceto Jari Kainulainen), Dreamspace, reunido em uma nova proposta. Ou melhor, a continuação da mesma
Tudo começou em dezembro de 2022, quando Tolkki, o baterista Tuomi Lassila e o tecladista Antti Ikonen se encontraram para trocar ideias sobre uma possível reunião. Com o nome escolhido, o próximo passo foi preparar o álbum, que inclusive virá com o sugestivo título de Return to Dreamspace, a ser lançado em 27 de outubro de 2023 via carimbo Warner Music Japan.
Quem adianta algo acerda do vindouro registro da banda é o empresário do grupo, Eric Cerda, ao dizer que está “soando como a era clássica do Dreamspace, mas atualizada para os anos 2020”. E ele acrescenta: “Os fãs de Power Metal melódico – um gênero que esses caras praticamente definiram – vão adorar as novas músicas do Timo Tolkki’s Strato, e os fãs dos primeiros Stratovarius ficarão especialmente satisfeitos”
Em breve o trio irá soltar seu primeiro single, “(Is this the) Brave New World?”, como forma de aquecer para o álbum. Também está agendada uma turnê japonesa em 2024, embora antes, Timo Tolkki visite o país em novembro de 2023 para promover o novo trabalho. Será sua primeira visita desde 2007.
Ainda segundo a nota publicada, Europa e América Latina estão nos planos para shows. No repertório, a banda promete tocar músicas de Return to Dreamspace, bem como dos discos anteriores do Stratovarius: Fright Night (1989), Twilight Time (1992) e o já citado Dreasmpace (1994).
Após seu período no Stratovarius (1985 – 2008), Timo Tolkki assinou projetos como Revolution Renaissance, Symfonia (ao lado de Andre Matos e Jari Kainulainen) e Timo Tolkki’s Avalon, mas este é, de longe, o que mais se aproxima da órbita de seu ex-grupo. Da mesma forma que Tuomo Lassila, já que ele formou a banda em 1984.
Assista à apresentação do Timo Tolkki’s Strato a seguir: