Finlandeses do Dyecrest antecipam álbum com a gélida “Colder”

‘Once I Had A Heart’ tem previsão para lançamento no fim de setembro

Por Luiz Athayde

Hoje faz 22 graus em Mikkeli, capital da Savônia do Sul, Finlândia. Se no Brasil é motivo para tirar os agasalhos do guarda-roupas, lá é nível escaldante. E com o calor do verão se intensificando, a banda de metal melódico Dyecrest aproveitou para lançar o single “Colder”. O motivo? Refrescar e se divertir com a (para alguns) estação mais esperada do ano.

A faixa integra seu próximo álbum de estúdio, Once I Had A Heart, previsto para sair em 29 de setembro via carimbo Rockshots Records.

Quem comenta sobre o novo aperitivo é o baterista Niko Takala: “A música é um pouco mais antiga e foi escrita pelo falecido Kimmo Blom, que na época era nosso vocalista. Nós meio que decidimos: “Agora vamos fazer uma música, vamos fazer isso!”. E acho que foi apenas algumas horas mais tarde que conseguimos compor a música. Com a letra e as melodias irresistíveis que a música tem!”

Ele acrescenta: “Quando estávamos pensando em qual seria a melhor escolha para ser o primeiro single, acabamos escolhendo Colder, porque é cativante (sem ser brega!) e é uma música poderosa com uma história forte!”

Ouça “Colder” abaixo:


Composta por membros de bandas como Metal de Facto, Thy Row, Everfrost, Kiowan Dynamo, o novo play do Dyecrest será o sucessor do EP The Stage Is Set (2019), e o primeiro álbum desde Are You Not Entertained? (2018). O mesmo virá configurado em nove faixas; sendo sete novas em folha e duas mais antigas – mas que não haviam sido gravadas.

O homem das baquetas, Niko Takala, conta mais: “O álbum, no geral, é um pacote mais compacto do que qualquer outro álbum anterior do Dyecrest, e isso com certeza eleva a banda a um novo patamar! No álbum, há algumas músicas que já foram escritas há alguns anos (por exemplo, “Read My Mind” e “Man Made God”), bem como músicas totalmente novas, como a faixa-título “Once I Had a Heart”, a esmagadora abertura “Sacred Sleep”, a saltitante e pesada “Oathkeeper” e a majestosa e poderosa semi-balada “Fire From Your World”, que também encerra o álbum com sua atmosfera de partir o coração”.

O guitarrista Matti Pasanen também acrescenta: “Esse é o álbum que, em minha opinião, está refletindo o som do Dyecrest da melhor maneira até agora. Elementos musicais pesados, porém atmosféricos e também um pouco progressivos são combinados com letras significativas e melodias intrigantes!

Nesse álbum, conseguimos construir camadas que não são “mastigadas prontas para você”, mas que você precisa descobrir ouvindo as músicas várias vezes. E essas camadas podem ser encontradas tanto nas composições quanto nas letras. “Once I Had a Heart” é realmente o álbum do qual posso dizer honestamente: “Ei, vejam só, ISSO É DYECREST!”

Desta vez, a maneira Dyecrest de compor (o que significa que estamos escrevendo as músicas como elas foram feitas pura e simplesmente para nós mesmos) criou as músicas mais pesadas, mais cativantes e também as mais belas do Dyecrest até agora.”

O grupo continua: “Queremos dedicar esse álbum à memória amorosa do antigo vocalista, amigo e irmão para sempre da banda, Kimmo Blom. Kimmo infelizmente faleceu no outono de 2022. Nos sentimos privilegiados por haver três músicas no álbum que escrevemos com Kimmo e por termos tido a chance de tê-lo como um dos vocalistas de apoio no álbum. “Um dia nos encontraremos e tocaremos juntos novamente – lá, onde a luz nasceu!”

Pré-venda de Once I Had A Heart disponível neste link. A seguir, mais detalhes incluindo capa e lista completa de faixas:

1. Sacred Sleep – 5:23
2. Man Made God – 4:00
3. Once I Had a Heart – 5:29
4. Oathkeeper – 4:33
5. Face the Light – 5:07
6. Read My Mind – 4:18
7. Colder – 3:39
8. The Final Act – 4:15
9. Fire From Your World – 7:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *