Shaman anuncia nova separação

Recentes polêmicas envolvendo o baterista Ricardo Confessori desencadearam novo fim

Por Luiz Athayde

Atualizado em 11 de Janeiro de 2023.

O Shaman encerrou suas atividades mais uma vez. O anúncio veio através do guitarrista Hugo Mariutti em seu perfil no Instagram. O comunicado é curto, melancólico, mas, ainda assim, em tom de gratidão aos fãs. No entanto, o músico diz que os shows marcados seguem, apesar do fim de mais uma era.


A notícia pegou os fãs totalmente de surpresa, mas as coisas já não andavam bem internamente. É o que deu a entender o baixista Luis Mariutti minutos antes, na mesma rede social, ao anunciar seu desligamento do grupo.

“Hoje eu venho aqui pra dar uma notícia. Ela pode ser uma notícia ruim para alguns de vocês, mas eu acho que a vida vai ensinando a gente a ultrapassar os obstáculos e a pensar de uma maneira mais… com discernimento”, começa Luis em vídeo.

E continua: “O episódio de hoje do Ricardo serviu para me alertar pra muita coisa, porque foram coisas muito sérias faladas e coisas que hoje em dia não cabem mais… A gente com a nossa família, com nossos filhos, são coisas que a gente não prega, pelo contrário, a gente sempre tá ali fiscalizando pra ver se as coisas realmente mudam. Então esse episódio, ele me fez ver que eu estou hoje em dia me sentindo muito fora do Shaman. Então, pensando em mim, pensando na minha saúde mental, na saúde da minha família, eu resolvi deixar o Shaman.”

Assista na íntegra a seguir:


O baixista e membro fundador da banda se refere a posts recentes do baterista Ricardo Confessori, abertamente pró-Bolsonaro e todos os acontecimentos envolvendo o ex-presidente, do qual começava ironizando a chegada do novo líder, Luiz Inácio Lula da Silva, em um post do humorista Danilo Gentili, que seria “proibido” fazer piadas.


Dali, imediatamente surgiu uma discussão para lá de acalorada entre os fãs, que desencadeou em outra postagem, mostrando uma montagem no reels de falas condenatórias do presidente Lula aos atos de vandalismo dos bolsonaristas, e William Bonner, do Jornal Nacional, noticiando invasões de grupos ligados a partidos de esquerda ao Congresso Nacional.


Mas, simultaneamente ao pronunciamento de Luis Mariutti, Confessori fez um vídeo esclarecendo sua forma de se posicionar na internet.

“Eu queria deixar bem claro que as posições e as opiniões aqui emitidas no meu canal, no canal do Confessori, são exclusivamente minhas. Elas não expandem para empresas, grupos, escolas ou qualquer outro tipo de grupo do qual eu faça parte. E eu gostaria que as pessoas entendessem que tudo deve ser mantido como opinião do Ricardo.”


Por sua vez, Alírio Netto emitiu o seguinte comunicado:


O Shaman se separa cinco anos após um retorno de muito sucesso. Tão bombástica quanto sua derrocada nesse começo de 2023, foi o grupo ter voltado com sua formação original, contando com o saudoso maestro Andre Matos após se reconciliarem. A banda fez shows pontuais, mas o recomeço se viu interrompido com a morte do vocalista, após sofrer um infarto fulminante aos 47 anos.

Até então o futuro era incerto, mas as rédeas foram tomando seu rumo e os membros remanescentes convocaram Alírio Netto (Khallice, Age of Artemis) para o posto. No último ano, a banda editou o elogiadíssimo Rescue, rendendo uma agenda cheia Brasil afora.

Até o momento desta matéria, não houve nenhum pronunciamento do tecladista Fabio Ribeiro. Mas seguimos atentos a possíveis atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *