Uma das primeiras bandas de power metal capixaba retorna aos palcos com dois de seus membros originais
Por Redação
No último dia 22, em Nova Venécia, ES, ocorreu o show de retorno da banda de power metal Moonslave. Trata-se de uma banda criada em meados dos anos 2000, em Vitória, no Espírito Santo, inicialmente sob o nome Darkscape, que foi de grande importância para o cenário capixaba de heavy metal autoral daquela época, mas que acabou devido ao furto dos instrumentos do principal compositor da banda, Leonardo Zamprogno.
Em sua primeira formação, a banda era composta por Marco Antônio Cypreste nos vocais, Leonardo Zamprogno, na guitarra e teclados, Jaime Bernardo Neto no baixo, Ricardo Aurich na guitarra solo e Vladimir na bateria. Seu repertório era composto de canções autorais e covers, que chamavam atenção devido a guitarras e teclados virtuosos, e um competente trabalho vocal, graças a voz poderosa de Marco Antônio e harmonias vocais de Leonardo e Jaime, inspiradas por bandas consagradas como Blind Guardian, Angra entre outras. Inspirações estas que rendiam covers inusitados como Rhapsody, Blind Guardian, Stratovarius e Hammerfall. Geralmente músicas que requerem uma grande habilidade em cada um dos instrumentos.
Após o término da Moonslave, surgiram outras bandas de expressão como Stargazer e Hyde River, por músicos remanescentes. Era um período grandioso para o heavy metal capixaba. Grupos como Lifeforce (em atividade até hoje), Arena e Silence Means Death afloraram no cenário local, com direito a registro de álbuns impressionantes e se apresentações com casas de show constantemente lotadas, invalidando o mito de que capixaba só aprecia bandas covers.
No entanto, quase 20 anos depois, a Moonslave volta com dois de seus membros originais, agora quarentões, Leonardo Zamprogno, assumindo os vocais, além da guitarra e teclado; e Jaime Bernardo, também na guitarra. Dessa vez em Nova Venécia, noroeste do Espírito Santo, onde os músicos residem.
Para compor a empreitada, eles contaram com jovens talentosos da região como Estevão Neri (Genius of Sugarcane), na guitarra, Breno Gilbert no baixo e Rodrigo Gaspar (Genius of Sugarcane) na bateria. No repertório, as mesmas músicas autorais que chamaram atenção outrora, e alguns covers mais tradicionais, como “Flight of Icarus” do Iron Maiden, “I Want Out”, do Helloween e “Paranoid”, do Black Sabbath.
O show foi patrocinado pela Prefeitura de Nova Venécia, e contou com outras duas bandas locais, Genius of Sugarcane, de Stoner Rock autoral e promissora, e a Banda V8, uma banda de rock, cover, com vários clássicos em seu repertório. Foi um evento memorável para a cidade, e quem sabe, o início de um movimento em retorno aos tempos áureos do heavy metal autoral capixaba.
Segundo Leonardo da Moonslave, a banda já se encontra em estúdio para a gravação de seu primeiro álbum demo intitulado Moonslave, e em breve fará o lançamento nas plataformas de streaming.
Siga o instagram do Moonslave para se informar sobre novos eventos:
https://www.instagram.com/moonslave.oficial/
Contatos para shows: 27992728964 (Whatsapp)